Encontro reúne RPPNs na APA da Mantiqueira

Durante o evento, servidores do ICMBio conduziram oficina de elaboração de plano de manejo, conforme novo roteiro metodológico do Instituto.

rppn

Brasília (23/09/2016) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou do II Seminário de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira.


Organizado pelo Grupo de Trabalho RPPN do conselho consultivo da APA, o evento foi realizado na RPPN Pedra da Mina, em Queluz (SP). Além de proprietários e gestores de RPPNs, participaram representantes da Confederação Nacional de RPPN (CNRPPN), Instituto do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) e da Fundação Florestal de São Paulo.

Durante o evento, foi realizada oficina de elaboração de Plano de Manejo para RPPN, conforme o novo roteiro metodológico do ICMBio, aplicada pelo consultor ambiental Luciano Souza e pela analista ambiental Leide Jane, ambos do Instituto.

Além disso, houve uma apresentação sobre a RPPN Pedra da Mina com Sávio Monteiro (proprietário da RPPN) e outra sobre a Contribuição das RPPN na Gestão Ambiental do Território das APA com Laercio Sousa.

Segundo Paulo Oliveira, chefe da APA da Serra da Mantiqueira, o envolvimento dos proprietários das quase 50 RPPNs na gestão ambiental do território é fundamental para a manutenção dos atributos que levaram a criação da APA em 1985.

“Nesse momento em que iniciamos a realização da última etapa de nosso plano de manejo, o esforço coletivo é fundamental para construirmos com os diferentes segmentos atuam nessas serras e montanhas a sinergia e a ajuda mútua necessária para elaboração desse instrumento de gestão. Os proprietários de RPPNs colocam-se como parceiros importantes nesse processo”, disse ele.

 

Fonte: ICMBio
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

 

 

Imag Gest Ambiental
Imag Turismo Ambiente
img cursos mark turismo
Imag Rec Areas
Imag Manejo Recursos